segunda-feira, 4 de abril de 2011

Gato e Mancha/Gato y Mancha


Das instalações da Sociedade Rural Argentina , em Buenos Aires , 24 abr 1925 começou uma das viagens mais famosas do século.Mancha e Gato, liderada pelo professor suíço Aimé F. Tschiffely visitou a 21.500 km da cidade de Buenos Aires a Nova York , conquistando o recorde mundial de distância e também elevada, chegando a 5.900 m na etapa El Condor , entre Potosi e Chaliapata (Bolívia). A viagem ocorreu em 504 etapas com uma média de 46,2 km por dia.
Tschiffely estava convencido da força dos cavalos crioulos rústico. Feito contato com Emilio Solanet, criador e promotor de reconhecimento da raça, e um dos fundadores da Associação de Criadores de Crioulos da Argentina Isso deu aos dois cavalos.
Algumas semanas foram necessárias para o cavaleiro e montado para se preparar para essa viagem, e definir o 23 de abril de 1925 como a data de partida.
Naquele tempo não havia estradas em muitas seções do curso, e onde elas existiam, não eram caracterizados pelo seu bom estado.Tschiffely resignou-se a não levar uma barraca, porque isso poderia ter naqueles dias eram muito pesadas.
Durante a viagem várias vezes cruzou a Cordilheira dos Andes e foi nos cruzamentos onde grandes dificuldades encontradas. O terreno acidentado sobe para mais de 5500 m, ea temperatura chega a -18 ° C.
jornal The Nation , juntamente com outros meios de comunicação, seguido de suas páginas para o aventureiro corajoso e seus cavalos.Algumas das linhas lido como "Em Huarmey , o guia não podia ajudar, nem os seus animais. Ambos os crioulos wallowed Mancha e Gato, bebeu água e depois voltou para o pasto com um apetite dos leões. Em Huarmey de Casma , 30 ligas colossal de calor 52 graus na sombra! sem água nem alimentos, areia, areia, areia. cascos afundou permanentemente 6-15 cm na areia ardente. "
Mais de três anos depois que ele saiu de Buenos Aires, Tschiffely chegou em Nova York em 20 de Setembro 1928 (3 anos, 4 meses e 6 dias).
No editorial do dia foi patenteado realização siguiuente: "Após mais de três anos e cinco meses, Aimé montado Mancha, seu ajudante trusty (Jack teve que ficar na Cidade do México para ser ferido pelo tiro de uma mula) , conseguiu a proeza: chegar à Quinta Avenida de Nova York teve o seu cavalo crioulo vinte nações poeira atravessada de ponta a ponta, uma viagem mais longa e mais dura que a de qualquer conquistador, e tem no peito em branco e fita azul, ou ganhou como prêmio, as cores da Argentina. "

Vida e Morte:

Mancha e Gato voltou para Buenos Aires em 20 de Dezembro 1928 .
Anos após a conclusão da viagem e volta em Argentina , Aimé assiste à Estância "El Cardal" . Ir para visitar seus amigos, que não vê muito e com quem compartilhou muitos momentos de alegria e tristeza. Saia na entrada da sala, apite quando você vem trotando Gato e Mancha.Iban ao encontro de seu amado companheiro. Aqueles caballazos criollos heróica não tinha esquecido dele.
Mancha e Gato morreu em 1947 e 1944 , aos 40 e 36 anos de idade. Foram atendidos até a sua morte pelo compatriota Juan Dindart em Estância "El Cardal" . Hoje eles são de pelúcia, em exposição no Museu dos Transportes do Museu Provincial Complex "Enrique Udaondo"Cidade de Luján .
Aimé Tschiffely, entretanto, continuou a viajar, por Patagonia , Espanha e Inglaterra , mas sempre voltou para a Argentina. Ele morreu em 1954 . Sua última viagem foi feita em 22 de fevereiro de 1998, quando suas cinzas deixou o cemitério da Recoleta e foram enterrados no campo que seu amigo tinha Solanet em Ayacucho .



















3 comentários:

  1. poriso que eu falo que o cavalo crioulo e o melhor do mundo

    ResponderExcluir
  2. Essa história me impressionou. Adoro cavalos criolos.

    ResponderExcluir
  3. Que feito maravilhoso! Mais um motivo para voltar à querida Argentina!

    ResponderExcluir