terça-feira, 16 de novembro de 2010

Honório Lemes da Silva - "Leão do Caverá"

Honório Lemes da Silva


Conhecido como "O Leão do Caverá" nasceu em Cachoeira do Sul, RS em 23 de setembro de 1864 e morreu em Santana do Livramento em 30 de setembro de 1930 foi tropeiro e pequeno proprietário pobre e quase analfabeto que, patriota, liberal convicto e admirador de Gaspar da Silveira Martins, ao rebentar a revolução federalista, em 1893,ingressou como simples soldado nas fileiras revolucionárias, chegando ao posto de coronel. Terminada a luta em 1895, voltou a se dedicar às lides campeiras.


Em 1923 voltou a pegar em armas, dessa vez para lutar contra a posse de Borges de Medeiros, que havia sido reeleito para o quinto mandato consecutivo no governo gaúcho. Em novembro do ano seguinte voltou a rebelar-se, dessa vez em apoio aos jovens oficiais militares que, liderados por Luis Carlos Prestes, sublevaram unidades do Exército no interior gaúcho contra o governo do presidente Artur Bernardes. Em 1925 foi preso e levado para Porto Alegre, porém, conseguiu fugir e exilou-se na Argentina. Apoiou a candidatura presidencial derrotada de Getúlio Vargas em 1930.


 Honório terminou seus dias como posteiro na Estância Santa Ambrozina em Rosário do Sul. Quando sentiu-se doente foi levado para o distrito de Pampeiro em Livramento, para a residência de seu sogro, Sr. Fulgêncio Silveira onde veio a morrer. Seu corpo foi levado para sepultamento em Rosário do Sul, cidade onde sempre residiu.







Bagé, 1923


Da esquerda para a diteira, Menna Barreto, Batista Luzardo, Leonel da Rocha, Honório Lemes, Assis Brasil, Cel. Setembrino de Carvalho, Pinheiro Machado, Gal. Zeca Netto, Gal. Felipe Portinho e Estácio Azambuja:





Túmulo do "Leão do Caverá":



Serra do Caverá:



Fotos do Cerro:  Ronai Rocha-Cerrito Testemunha
Saiba mais sobre o Leão do Caverá: http://www.paginadogaucho.com.br/pers/n-honorio-le.htm
Fonte: Blog Leo Ribeiro

15 comentários:

  1. A foto do túmulo é minha, tirei ano passado.
    Ainda escrevi dois artigos sobre o Honório, um na Folha Rosariense e outro na Folha de Uruguaiana.

    Legal o blog.


    Pablo Dobke.

    ResponderExcluir
  2. Agradeceria o crédito pela foto do cerrinho testemunha, se houvesse. Um abraço, Ronai

    ResponderExcluir
  3. Tem um grande erro ai nessa postagem, Honório Lemes nunca foi carvoeiro, tanto que essa atividade nunca existiu na região onde viveu Honório Lemes, Rosário do Sul e Livramento. Honório terminou seus dias como posteiro na Estância Santa Ambrozina em Rosário do Sul. Quando sentiu-se doente foi levado para o distrito de Pampeiro em Livramento, para a residência de seu sogro, Sr. Fulgêncio Silveira onde veio a morrer. Seu corpo foi levado para sepultamento em Rosário do Sul, cidade onde sempre residiu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MEU AVO DORIVAL DA SILVA LEMOS, ERA PRIMO DE HONORIO LEMOS DA SILVA, MEU AVÔ TAMBEM NASCEU EM CACHOEIRA DO SUL, FICO FELIZ EM SABER QUE EU TAMBEM TENO O SANGUE DESTE GAUCHO.

      Excluir
  4. Este cerro que teimam em chamar de Testemunha é conhecido pelos moradores das redondezas como Cerro Torneado. Há uma antiga lenda na região que conta que em seu topo foi sepultada uma estancieira em tempos imemoriais. Nesse ofício de velho historiador tapejara (autodidata) resolví mexer com alguns de meus 'perdigueiros', alguns do Uruguai e fui juntando pedaços até encontrar os 'porquês??' da tal lenda e descobrí que no referido topo está sepultada uma índia guarani que era a esposa do afamado Couto Rico (Antonio do Couto Ribas)um grande sesmeiro que alí se instalou pelos anos de 1814. O curioso da localização do seu tumulo é que foi atendido um pedido seu, bem antes de morrer. Foi nesse topo que ela, com o auxílio de sua peonada e escravos, sepultou algumas dezenas de indios xanás, que nas canhadas desse referido cerro foram caçados e mortos por uma patrulha enviada por Fructuoso Rivera durante a guerra de exterminio dos charruas promovida pelo governo uruguaio. (Note-se que as fronteiras exatas na época não eram bem definidas). O comandante da fronteira na época, Brig. Bento Manoel Ribeiro, de seu quartel em Alegrete mandou recolher os índios sobreviventes e perdidos e os levou para sua estância em Quaraí onde os protegeu enquanto viveu. O arroio que nasce no sopé desse cerro até hoje guarda o nome dessa ecatombe : Arroio Xanota- Chanota, xaná-táy ou xanataý= Cova dos Xanás. (Ricardo Acevedo Diaz-História do Uruguai)

    ResponderExcluir
  5. Grato J. Telles Oliveira. Entre em contato conosco no gauchogaucho@rocketmail.com.

    ResponderExcluir
  6. Tenho comigo toda a documentação pessoal do Gal Honório Lemes, da qual partes publiquei no livro Honório Lemes e as Revoluções de Seu Tempo 2 edições LIC/Sedac Governo do RS anos de 2000 e 2002. Pretendo se possível e houver patrocínio ainda publicar o inédito Diário de 23, de autoria do saudoso dr José Narciso da Silveira Antunes, médico da Divisão D'Oeste (assim se chamava a coluna revolucionária do H. Lemes)e quem assinou o atestado de óbito do mesmo H. Lemes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo poderia me confirmar se esta foto é de Honorio Lemes? E quem são os outros?
      http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.blogdojuares.com.br/images/blog/img_55_foto_1.jpg&imgrefurl=http://www.blogdojuares.com.br/colunista/8,0,55/as-revolucoes-federalistas.html&h=481&w=626&tbnid=0izC1JMgcNLyCM&zoom=1&tbnh=197&tbnw=256&usg=__mVzmTmQ2Z72srZnvUknyHvuQqO0=

      Excluir
  7. Gostaria de saber mais de José Narciso antunes, conte-nos mais amigo.

    ResponderExcluir
  8. MEU AVO DORIVAL DA SILVA LEMOS ERA PRIMO DE HONORIO LEMOS DA SILVA(LEAO DO BOCAVERA), SINTO ORGULHO DE TER O SANGUE DESTE GAUCHO, GUERREIRO E VALENTE QUE NÃO SE ABAIXA POR QUALQUER COISA

    ResponderExcluir
  9. PARA SABEREM TAMBEM QUE MEU AVO NASCEU EM CACHOEIRA DO SUL.

    ResponderExcluir
  10. meu email: sobrerodas@brturbo.com.br

    ResponderExcluir
  11. O general Honório Lemes acrediatava no Brasil, poderia até ser semi-analfabeto mas, tinha o principal que é um idealimo firmado e convicto. Note que ele apoiou a juventude militar no RS e quase no fim da vida apoio Getúlio, acredito que nesse tempo ele sabia que arguma coisa tinha que ser feita contra o café com leite que só beneficiava os ricos de são paulo e minas

    ResponderExcluir