A Revolução Federalista aconteceu no Rio Grande do Sul, seu início deu-se no ano de 1893 e perdurou até 1895, envolvendo os mais importantes grupos políticos. A República dava seus primeiros passos, dois grupos pleiteavam o poder, o Partido Federalista – que agrupava a antiga nata do Partido Liberal da época do império, comandado por Gaspar da Silveira Martins – e o Partido Republicano Rio-Grandense – do qual faziam parte os adeptos da república, e que era dirigido por Júlio de Castilhos, então governador.
A facção dos federalistas resguardava o sistema parlamentar de governo e exigia a análise das constituições estaduais com o objetivo de as retificar, caso necessário, antevendo a possível concentração política e a fortificação do Brasil como União Federativa. Já o Partido Castilhista era favorável do positivismo – viver a vida baseada nos fatos e na experiência, rejeitando tudo que é nebuloso e sobrenatural -, do presidencialismo e da liberdade de se administrar um estado segundo suas leis. Os sectários dos federalistas eram conhecidos pelo nome de gasparitasou maragatos e os correligionários de Júlio Castilhos foram denominados castilhistas ou pica-paus.
Gaspar da Silveira Martins:
Júlio de Castilhos:
Irmãos Gumersindo Saraiva, Aparicio Saraiva (ambos ao centro) e comandantes da Revolução Federalista Riograndense de 1893. No Uruguai o sobrenome de origem portuguesa Saraiva foi castelhanizado para Saravia:
A Batalha do Pulador, confronto ocorrido durante a Revolução Federalista (1893), entre maragatos e pica-paus, é reproduzido em Passo Fundo, por 650 figurantes:
Maiores informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Federalista
Nenhum comentário:
Postar um comentário