terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Getúlio Dornelles Vargas

Em São Borja, na fazenda Itú:




1930 quando Washington Luís foi deposto pelo golpe de Getúlio e os tenentes, os gaúcho ataram seus cavalos no obelisco no Rio de Janeiro. São Paulo já estava tomada:




Casou-se, em São Borja, em 4 de março de 1910, com Darcy Lima Sarmanho, com quem teve cinco filhos: Lutero Vargas, Getulinho, que morreu cedo, Alzira Vargas, Jandira e Manuel Sarmanho Vargas, (o Maneco) que suicidou-se. Este casamento foi um ato de conciliação, pois as famílias dos noivos eram apoiadoras de partidos políticos rivais na Revolução Federalista de 1893. A família de Darcy Sarmanho era maragato e a de Getúlio chimango:



Vargas e Roosevelt presidente americano:





Se suicída(?) o criador da Petrobrás e BNDS. Há quem diga que o suicídio de Getúlio Vargas adiou um golpe militar que pretendia depô-lo. O pretendido golpe de estado tornou-se, então, desnecessário, pois assumira o poder um político conservador, Café Filho. O golpe militar veio, por fim, em 1964. Golpe de Estado que os partidários chamam de Revolução de 1964, e que foi feito, essencialmente, no lado militar, por ex-tenentes de 1930.
Para outros, o suicídio de Getúlio fez com que passasse da condição de acusado à condição de vítima. Isto teria preservado a popularidade do trabalhismo e do PTB e impedido Café Filho, sucessor de Getúlio, por falta de clima político, de fazer uma investigação profunda sobre as possíveis irregularidades do último governo de Getúlio:



Carta Testamento:



Vídeos sobre a era Vargas(1930-1945):









Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Get%C3%BAlio_Vargas

Nenhum comentário:

Postar um comentário